Esse foi o primeiro “PÃO DE MOLDAR”  que eu fiz… então ele tem certo valor emocional para mim! 

A base foi modificada de um curso do Marcelo Facini (os cursos dele de panificação sem glúten são incríveis, super indico! ). Fiz e refiz…. pode assar em forno de casa mesmo e forma normal (sem os furinhos) que fica com a casca crocante e macio por dentro… beem gostoso!

Vamos ao que interessa? Você vai precisar de:

¾ x grão de bico cozido (bem macio)
¾ x polvilho doce
½ x amido de milho
¼ x farinha de arroz
¼ x pysillium
¼ x aveia em flocos
¼ x fécula de batata
¼ x azeite de oliva extra virgem (ou outro óleo vegetal prensado a frio)
15g fermento biológico
2cs gergelim torrado
1cc goma xantana
1cc açúcar demerara
2cc sal rosa
1 p (generosa) de açafrão
1cc (cheia) de alecrim desidratado
pimenta preta moída na hora (a gosto e eu gosto! por isso uso um tantão! )

Deixe o grão de bico de molho em água por 24h para diminuir os compostos anti nutricionais e o risco de ter gases. Cozinhe na pressão com sal e uma folha de louro por uns 30min. Normalmente, cozinho o pacote inteiro, uso esse tanto para o pão e o restante preparo ou congelo. Quando vou congelar, cozinho só uns 20min pois o congelamento deixa o grão mais macio, então prefiro que firme meio firme . Separo e volto a medida da receita para a panela até ficar bem macio.

Bata o grão de bico com a aveia, o açúcar, o azeite e 200ml de água do cozimento até ficar muito homogêneo e reserve. Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Acrescente o purê de grão de bico na mistura de farinhas (inclusive o fermento) e misture rapidamente com espátula ou na batedeira. O pão sem glúten não precisa ser sovado nem nada. Se necessário, adicione mais um pouco de água do cozimento do grão de bico (50-70ml). A massa deve ficar firme e levemente pegajosa nos dedos. Molde os pãezinhos com as mãos molhadas em água gelada, risque com a faca em cima, cubra com pano meio úmido e deixe descansar em local morninho por umas 3h para crescer. Aqueça o forno por uns 20min e leve para assar por uns 50min ou até dourar.

No inverno, aqueço 1 x de água no micro-ondas por 30s e coloco para

crescer lá dentro com ele desligado e úmido pelo vapor de água! .

 

Os pãezinhos aguentam uns 3 dias fora da geladeira, na hora de esquentar novamente, umedeça um pouco com as mãos antes de colocar no forno para que a casca fique crocante.

Também vale congelar… e na hora de consumir é só colocar no forno novamente. Aqui em casa nós temos um desses forninhos elétricos bem pequenos, então em 15min ele está quentinho e crocante novamente. Se seu forno for grande… vai demorar mais, lógico!

 Legenda. x: xícara; cs: colher de sopa; cc: colher de chá; ccf: colher de café; p: pitada