20180617_180324

Dá pra chamar de “Pão de Queijo Fingido”. E eu fazia isso! 

Mas de uns tempos para cá, estudando comportamento e esse tal hábito de fazer dietas, fica mais e mais evidente para mim que colocar nomes parecidos em alimentos diferentes não é o melhor caminho. Afinal, o sabor é diferente.

Se a intenção é resignificar o consumo colocando combinações de ingredientes mais nutritivas, vamos valorizar essa tendência e inventar nomes próprios para essas preparações? Se você tiver uma inspiração e um nome diferente, aceito sugestões! Por enquanto, fica o que é: Pãezinhos de Mandioquinha

Inicialmente peguei essa receita em algum lugar, mas não sei onde foi!

Fiz algumas vezes, mudei algumas coisas…. ela ficou assim! E talvez tenha ficado parecida com alguma outra que você vai ver por aí. Talvez essa outra tenha sido a original! Não fui eu quem inventou não! 

Faço assim:

400g mandioquinha cozida no vapor (bem macia)
500g polvilho azedo
140ml azeite extra virgem (do bem bom)
3cs chia
1cc alecrim
1p (generosa) de açafrão
1cc sal
1 p (generosa) de pimenta preta moída na hora

Misture o polvilho com o azeite e os temperinhos. Acrescente a mandioquinha amassada (passe no espremedor de batatas). Amasse até formar uma massa bem homogenia, acrescente a chia e um pouco de água (uns 80ml) em temperatura ambiente até desgrudar da mão igual massinha de modelar de criança (é terapêutico!  rsrs ). Molde em bolotas do tamanho de mini pão de queijo e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos ou até que fique levemente dourado. Dá para congelar as bolotinhas, é só colocar no forno quente congelada mesmo!

Fica delícia, cuidado para não pensar que o mundo vai acabar!! rsrs

Legenda. x: xícara; cs: colher de sopa; cc: colher de chá; ccf: colher de café; p: pitada