uhuum…. esse creme de ABÓBORA com GENGIBRE merece espaço especial!
Simples assim, é meu FAVORITO! 

Desde que me entendo “por gente” adoro combinar alimentos levemente doces com salgados ou apimentadinhos. Esse creme é a combinação perfeita do levemente doce da abóbora cabotia com o apimentadinho do gengibre.
A receita original da minha mãe usava creme de leite para engrossar, eu deixo cremosa com a própria abóbora. Ela acabava jogando as sementes e a casca no lixo, eu asso as semente com parte da casca e a outra parte bato com o creme.
Essas pequenas adaptações deixaram meu creme predileto ainda mais saboroso, além de acrescentar nutrientes e evitar o desperdício! 

2017-05-01 11.00.47

para o CREME de ABÓBORA com GENGIBRE

3kg abóbora cabotia (unidade média) madura (bem laranja)
pedaço de gengibre (uns 4 dedos)
2 cebolas médias
100ml de leite de coco
sal, pimenta preta, noz moscada
3cs azeite de oliva extra virgem
salsinha
Lave (muito bem) a abóbora. Retire as sementes e reserve. Corte a abóbora em cubos grandes e retire a casca de aproximadamente metade dela (normalmente retiro a casca das partes “verdinhas” e reservo). Refogue a cebola no azeite até dourar, coloque a abóbora, o gengibre em rodelas, 1cs de sal e 1 copo de água para cozinhar na pressão por 10min ou até que fique (bem) macia.

2017-04-30 18.04.01

para as SEMENTES

Enquanto a abóbora cozinha, retire algum excesso de abóbora das cascas e tempere as sementes com curry, pimenta caiena e sal. Leve ao forno pré aquecido por uns 10min ou até dourar.

2017-05-003

para as lascas de CASCA da ABÓBORA 

Enquanto as sementes estão assando, tempere as lascas de casca com azeite, sal, pimenta preta, curry, noz moscada, canela e leve ao forno aquecido (quando retirar as sementinhas!  ) até que fique macio.

Nesse tempo…. a abóbora já cozinhou!! Bata com o processador (mais fácil do que colocar no liquidificador) até formar um creme lisinho – tenha paciência, tem que bater bem mesmo! 
Adicione o leite de coco, ajuste água para a textura desejada e temperos. Deixe começar a ferver novamente e sirva polvilhado com salsinha! 

 Se você mora só, vale cozinhar a abóbora com pouca água e congelar feito purê! Na hora de consumir acrescente água para a textura desejada e o leite de coco! 

Quando preparar, me conta se também virou seu creme predileto!!!
Marque com #CozinhaEmCor para eu te acompanhar!!!

beijos mil