hum…… tudo bem que já é julho e canjica é comida de Festa Junina? rsrs
Canjica tem pra mim acolhimento de casa de vó pois uma das minhas tias faz aaa melhor da galáxia… dessas bem doces e cremosas!

Acontece que rolou uma vontade de canjica mais leve e sem leite, já que eu tenho alergia ao leite de vaca e evito ao máximo! Já tinha feito antes só com leite de coco…. mas não ficou tão cremosa e achamos que o sabor de coco ficou muito forte então não foi tão apreciada! Isso acontece também, viu só? hehe
Dessa vez queria a mesma cremosidade da canjica da minha tia, mas com ingredientes diferentes!
Dizer que consegui deixar super rica em nutrientes seria bem errado….. é canjica doce, com açúcar e muito amor!
Só é menos doce do que a tradicional com leite condensado (pelo menos por aqui, a tradição manda colocar essa bomba de açúcar !! ). E vegana já que não tem nadica de origem animal!

 

Tá linda, né?
você vai precisar de
500g canjica
1 vidro de leite de coco (usei de mercado mesmo )
4cs cheias de aveia em flocos finos
extrato de baunilha
3 ramas de canela em pau
1cs cravo
8cs açúcar demerara (eu disse que nessa vai açúcar! )
2cs melado de cana

 

2017-07-14 13.15.17

Para a canjica. Deixe a canjica de molho em água limpa por umas 6h. Lave bem e cozinhe na pressão com água limpa (suficiente para cobrir com 3cm acima dos grãos), a canela e o cravo por uns 20min.

Para o caldinho. Deixe a aveia de molho em 1 litro de água por 4-6h. Bata bem no liquidificador, se você quiser que fica muito lisinho é só coar numa panela de pano, eu uso sem coar mesmo. Cozinhe esse leite de aveia com o leite de coco e o açúcar por uns 10min ou até engrossar na textura desejada. Adicione o melado e gotinhas do extrato de baunilha.

Misture esse creminho com a canjica cozida (que deve estar quase sem caldo).  Ajuste açúcar, canela e cravo e deixe ferver mais alguns minutos. Pronto! Por aqui servi quentinha com mais canela ou nibs de cacau por cima!!

Também fica gostoso acrescentar pasta de amendoim ou avelãs na hora de servir.

quando fizer, use #CozinhaEmCor para eu te acompanhar!!
beijos mil 
Ka